20/10/2011

Carta de Custeio

Quando eu acho que já contei todos os detalhes, me lembro de algo mais! rs

Neste post eu vou deixar o modelo de Carta de Custeio que usei para levar no Consulado, no dia da entrevista para o visto. Não me pediram para apresentá-la, mas o seguro morreu de velho. Não é?

Quando uma outra pessoa paga sua viagem, seja parente ou não, é importante ter em mãos esta carta, pois ela vale como um documento que prova que outra pessoa está responsável por arcar com todos os gastos da viagem, caso lhe peçam para provar tal informação.

Limeira, 20 de Outubro de 2011

CARTA DE CUSTEIO


Eu, (NOME DE QUEM ESTÁ PAGANDO A VIAGEM), brasileiro, casado/solteiro/divorciado/etc, RG nº (NÚMERO DO RG), inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente à (ENDEREÇO, NÚMERO, COMPLEMENTO, BAIRRO, CEP), na cidade de (CIDADE - ESTADO), DECLARO, para única e exclusiva finalidade de comprovação perante o CONSULADO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA no Brasil, que a viagem de estudos e trabalho (Programa Au Pair) presenteada à minha filha/sobrinha/enteada/neta/etc, (SEU NOME), portadora do Passaporte nº (NÚMERO DO PASSAPORTE), residente no endereço acima indicado, à cidade de (CIDADE E ESTADO PARA ONDE VAI), nos Estados Unidos da América, com embarque no dia (DIA, MÊS E ANO DO EMBARQUE) e retorno no dia (DIA, MÊS E ANO DA VOLTA), será totalmente custeada por mim, incluindo os custos de inscrição no Programa Au Pair, emissão do visto consular, passagem aérea, gastos pessoais e seguro de viagem.

Sendo a verdade, firmo a presente em uma única via.  

(NOME E ASSINATURA DE QUEM ESTÁ CUSTEANDO A VIAGEM)

Pronto! Agora é só alterar os dados colocando os corretos, e reconhecer firma em cartório.

A carta deve estar em nome da mesma pessoa que você informou no DS-160 sobre estar pagando a viagem.

13 comentários:

  1. Foi um Post muito importante pra mim ! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu e o meu namorado queremos ir ao Canadá visitar minha irmã. Gostaria de saber se ele pode ser meu fiador já que vai ser ele que vai pagar minha viagem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essas informações você precisa checar junto ao Consulado Canadense. Como nunca tentei visto para o Canadá, infelizmente não posso lhe dizer como é o processo. =)

      Excluir
    2. Olá ! Pro visto Canadense não é necessário a entrevista ! Basta apresentar os documentos necessários , quanto a carta custeio pode ser esse modelo sim ou até mais simples desde que esteja registrada em cartório ! Estive em Vancouver em janeiro deste ano , posso dizer que o visto canadense é bem mais simples .

      Excluir
  3. Olá Aline!
    Minha tia irá custear a minha viagem. Como eu sou menor de idade, os meus pais deveram estar presente no dia da entrevista. Como minha tia que irá pagar, ela também deverá comparecer?

    Obrigado!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, se você está indo por alguma agência, informe-se por eles. Ou até mesmo tente ligar no consulado e pedir informações. Eu não sei dizer ao certo se ela necessita estar presente. Boa sorte! :)

      Excluir
  4. Aline no DS-160 coloquei a informação que iria custodiar a viagem da minha namorada , na carta de custeio devo informar que é namorada ou faço preencimento diretamente ao nome dela , tipo declaro, para unica e exclusiva finalidade de comprovação perante o Consulado dos EUA no Brasil que a viagem de turismo presenteada a (NOME DELA) ou devo informar antes minha namorada tal e tal... Desde ja muito grato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho você a se informar com a agência pela qual ela está indo viajar, mas acredito que você possa colocar da maneira como mencionou, sem citar que é sua namorada. No meu caso, o cônsul não pediu a carta de custeio na hora da entrevista. Levei por segurança, mas acabei não precisando. Boa sorte a ela na hora da entrevista! :)

      Excluir
  5. Aline a carta tem que ser escrita a mão? Ou feita no computador e impressa? Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz impressa, assim pelo computador você consegue deixar toda alinhada, usar negrito onde precisar, é mais fácil pra editar. Aí você imprime e a pessoa só assina à mão. E não esqueça de levar em um cartório para reconhecer firma. =)

      Excluir
  6. Oi Aline, essa informação foi extremamente útil ja que sera meu pai que ira custear a minha viagem. Queria so uma informação a assinatura tem que ser autenticada ou pode ser semelhante no cartório mesmo ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai assinou a carta, e fomos ao cartório para reconhecer firma da assinatura dele. Autenticação seria no caso de alguma cópia de documento, mas você pode se informar sobre isso no cartório mesmo, acredito eu. =)

      Excluir