12 de set de 2012

Brazil Day DC 2012

Eu, Gwen (França), Saki (Japão), Isabela, Mascote (Pelé?), Bruna, Glaucia, Marion (França), Monique.

No último domingo, 9 de Setembro, aconteceu o Brazil Day DC em DC, um evento organizado pelo Consulado Brasileiro de Washington DC e também pela comunidade brasileira que vive aqui na região, e realizado através de doações.

Eu não sabia que este dia existia aqui, mas acabei conhecendo através de um flyer que peguei no mercado de produtos brasileiros, o European Foods. Como o evento aconteceu logo após o feriado da Independência, é claro que fiquei super curiosa para saber do que se tratava!

E lá fomos nós, as Au Pairs Brasileiras, acompanhadas de duas amigas Francesas e uma Japonesa. Todas se jogaram nas dancinhas, sem exceção. Tanto, que a Marion, uma das Francesas, acabou aprendendo até a cantar "Ai, Se Eu Te Pego"!

Como sempre, fiz vários vídeos durante o dia, e compilei todos em um só, para ficar na lembrança.


O evento estava previsto para começar às 11 da manhã. Chegamos pontualmente no local, o The Yards Park, que fica próximo ao estádio de Baseball do Washington Nationals. Tudo foi muito bem organizado, barracas de produtos Brasileiros, como camisas, bandeira e artesanato. Também haviam barracas de comidas típicas, como churrasco, coxinha, pastel, brigadeiro, cachorro quente, e até açaí.

Eu só consegui comer o churrasco, logo que chegamos, que estava sendo vendido em um "pacote" com feijoada, arroz branco, farofa e salada. A fila em todas as barracas ficou muito grande com o passar do tempo, e acabamos desistindo de esperar mais de uma hora de baixo de sol só para comer coxinha. Ah! E na barraca do brigadeiro não havia fila, então acabei me rendendo ao tal "brigadeiro gourmet", o qual eu não sabia que agora é "moda" no Brasil. Porém, no geral, trocamos as comidinhas pelas dancinhas.

Sim, passamos o dia inteiro dançando! Seja na frente do palco, seja num lugar à sombra. Só sei que não dava para ficar parada! Até na fila para comprar água a gente acabava remexendo os quadris!

Aconteceram diversas apresentações, todas mostrando um pouco da cultura Brasileira. Teve Samba, Chorinho, Axé, MPB, Samba Reggae, Bloco-Afro, Capoeira, e, claro, as famosas "Ai Se Eu Te Pego" e "Eu Quero Tchu Eu Quero Tcha". Não tem como negar que estas últimas fazem a alegria da galera. Expressem a cultura ou não, o importante é que elas fazem todo mundo dançar e se divertir!

Havia também uma tenda do Consulado Brasileiro, atendendo o pessoal para tirar dúvidas e até mesmo para agilizar serviços, como renovação de passaporte e registro de nascimento. Achei isso bem legal!

Foi um dia lindo, todo perfeito! Foi como se um pedaço do Brasil estivesse visitando os EUA. Nada de tumulto, nada de empurra-empurra, nada de confusão. Todo mundo ali só tinha um propósito: matar a saudade de casa! Brasileiros e Americanos em um só lugar, compartilhando um cultura tão distinta.

Sou suspeita para fazer qualquer elogio ao evento. O mais interessante foi ver pessoas de outras nacionalidades tendo contato com diversas formas de expressão da nossa cultura. Tanto as Francesas, quanto a Japonesa, adoraram a Feijoada, e foram contagiadas pelo balanço das músicas, não conseguiram parar de se remexerem um só segundo!

Depois de um dia tão gostoso como este, mal posso esperar para estar de volta ao evento, no próximo ano!

Paradinha no estádio do Nationals só para gritar um "GO, NATS!" antes do jogo.

Oi, sou Brasileira.

Potomac River

Barraquinhas com artigos e comidas típicas.

Marion, a Francesa de alma Brasileira. :)

Pausa para se refrescar...

Porque a gente não conseguia parar de dançar "Ai, Se Eu Te Pego"! 

Pose na fonte, oe!

Um Sambinha, de leve...

Batucada (e Americanas sem gingado)

A Americana que canta MPB. E sem sotaque!

Paranauê... Paranauê, paraná!

Os gringo pira!

2 comentários:

  1. Sabe, são pequenos detalhes que diferenciam o Brasil dos EUA: ruas limpas, povo mais educado, organização... Muito dahora!

    ResponderExcluir