13 de set de 2012

Gourmet Talk: Chicken Pie

Antes que haja algum comentário pelo fato de eu escrever o título em Inglês, quero deixar claro que faço isso porque nós, Au Pairs, vivemos com Americanos, e quando cozinhamos eles sempre querem saber o nome do prato, principalmente se for algo Brasileiro. Desta forma eu espero estar ajudando outras meninas, porque muitas vezes não há tradução, e eu acabo explicando para a minha host como fiz, ela pensa em algo parecido em Inglês, e assim a gente chega a um "nome".

Aqui em casa não há muita variação de carnes. Minha host só compra peito de frango desossado, e carne de peru moída. Carne (vermelha) moída ela só compra quando quer fazer Tacos. Portanto, toda vez que preciso cozinhar, tenho que pensar em algo diferente, porque aqui eles não gostam de repetir refeições.

Esta semana fiz uma torta de frango por dois motivos: era a carne que tinha na geladeira, e as crianças são obcecadas por tortas. Não sei o motivo, mas a mais velha idolatra tortas. Vai entender...

Para a massa, segui esta receita, sem adaptações. O trançado, segui o passo a passo desta receita, porque foi a primeira vez que fiz. Para o recheio, fiz um refogado de peito de frango, com brócolis e cenoura. Não segui receita alguma, mas vou deixar aqui o que usei e como fiz.

É uma receita trabalhosa, sim, mas o resultado é muito bom e serve de 5 a 6 pessoas tranquilamente.

Chicken Pie
CHICKEN PIE

Ingredientes

Massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara (2 barras ou 8oz) de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
6 a 8 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
500 g (aproximadamente 1 lb) de peito de frango cozido e desfiado
1 lata de massa de tomate
3 colheres de farinha de trigo
Leite (o suficiente para dissolver o trigo)
Cenouras cozidas e cortadas em cubos
Brócolis levemente cozido
Manteiga e alho para refogar

Ingredientes para a massa
Ingredientes para o recheio

Modo de Preparo

Massa:
Dica: coloque a manteiga, já cortada em cubos, no freezer por pelo menos 1 hora antes de começar a preparar a massa.
Em um processador de alimentos, junte a farinha, o sal e o açúcar. Use o modo "pulsar" para misturar. Adicione a manteiga e continue "pulsando" por 6 ou 8 minutos, até que a mistura apresente pedacinhos de manteiga, do tamanho de ervilhas. Adicione a água, uma colher por vez, ainda pulsando, até que a mistura comece a se juntar. Quando você beliscar a massa e ela se juntar, está no ponto de amassar. Se não, adicione um pouco mais de água, aos poucos.

Despeje a mistura em uma base limpa. Misture para que as partículas se juntem. Você pode usar a palma das mãos para amassar um pouco, juntando tudo melhor. Pequeninos grãos de manteiga ainda devem ser vistos, mesmo com a massa já amassada. Separe a massa em dois discos, envolva em plástico filme cada um separadamente e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Pode ser armazenada assim por até 2 dias.

Recheio:

Em uma panela, refogue o alho na manteiga. Em seguida acrescente o frango, já desfiado. Deixe dourar levemente. Acrescente a cenoura, o brócolis e a massa de tomate. Se a mistura estiver muito seca, adicione leite aos poucos. Por último, adicione a farinha de trigo dissolvida em leite. Mexa até que o refogado obtenha consistência cremosa. Reserve.

Montagem:

Antes de usá-la, a massa deve descansar pelo menos 10 minutos fora da geladeira, para obter temperatuda ambiente. Abra um dos discos, utilizando um rolo, e cuidadosamente cubra o fundo e as laterais de uma assadeira redonda, de preferência com fundo removível. Despeje o recheio, já frio. Abra o segundo disco, utilizando um rolo, e cubra a torta. Caso cubra somente com a massa aberta, faça alguns cortes na mesma, para que o vapor possa sair durante o cozimento no forno. Caso opte por outra forma de cobertura, pode ser feito u trançado, como a minha.

Bata uma gema de ovo, utilizando um garfo, e pincele toda a cobertura da torta. Leve ao forno, pré-aquecido em 180C (350F), por 30 a 40 minutos. Cheque regularmente, para confirmar o cozimento. Desenforme e sirva.

Chicken Pie
Vocabulário

Forma de fundo removível: spring form pan
Massa de tomate: tomato paste
Processador de alimentos: food processor

4 comentários:

  1. Olá, Aline! Td bem?
    Descobri teu blog recentemente e adorei!
    Estou pensando seriamente em me tornar uma au pair no próximo ano e teu blog está sendo de uma ajuda incrível!
    Vou voltar sempre! ;)

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. acabei de fazer sua receita, ficou muito bom!!!! só que a minha não ficou assim tão bonita...

    ResponderExcluir