22 de mar de 2013

Gourmet Talk: Dicas para um almoço mais saudável

Quando chegamos aqui nos EUA, logo percebemos que o almoço não é a refeição mais importante para os Americanos. Na minha host family sempre cozinhamos para o jantar, mas o almoço é sempre algum sanduíche, ou omelete, e dependendo do horário, no final de semana, o café da manhã vira brunch e funciona como duas refeições juntas: breakfast + lunch.

Sinceramente, demorei muito para criar um hábito saudável no almoço. Por conta da correria, e também da preguiça (confesso), eu acabava optando por tudo aquilo que era fácil e rápido, como bagel com cream cheese, ou sobra de pizza, coisas assim.

De uns tempos pra cá resolvi incorporar mais vegetais à minha alimentação. Minha estadia aqui nos EUA fez com que eu aprendesse a gostar de diferentes alimentos, dentre eles os vegetais. E já que eu passei a gostar deles, por que não usá-los no almoço, a única refeição em que faço praticamente sozinha em casa?

Para começar, todo Americano gosta de grill, que nada mais é que a churrasqueira, normalmente a gás, ou mesmo uma pedra usada sobre o fogão, e isso facilita muito a vida na hora de cozinhar carnes saudavelmente. É só colocar a carne lá, temperada como quiser, e em minutos fica pronta! Não tem segredo.

Grill para fogão à esquerda; churrasqueira a gás à direita. Ambos aqui de casa.

Aliás, Americano em geral é muito prático na cozinha. Juntam-se três ou quatro ingredientes, faz-se um molho, assa-se algum tipo de carne no forno, cozinha-se algum tipo de pasta, combina-se tudo e em poucos minutos está pronta uma refeição. E a gente acaba aprendendo os tais pratos fáceis com a host family.

A intenção deste post é mostrar que basta um pouquinho de boa vontade para fugir dos alimentos calóricos e refeições prontas, principalmente fast food, que facilmente se encontra por um valor muito acessível por aqui. Portanto, não há desculpas para dizer que "nos EUA não existe alimento saudável", porque a variedade de opções nos mercados chega a ser bem maior do que eu costumava ver no Brasil.

Vou deixar aqui fotos de alguns pratos que fiz nos últimos dias. Não estou de regime, nem estou seguindo dieta alguma. Simplesmente optei por comer mais vegetais e, consequentemente, obter refeições mais saudáveis em especial no almoço.

Bife de contrafilé grelhado e salada de couve.
(Grilled sirloin steak, and collard greens salad)

Peito de frango grelhado, e salada de couve com beterraba.
(Grilled chicken breast, and collard greens wirh beet salad)

Salada do tipo Americana, com peito de frango grelhado.
(American blend salad, and grilled chicken breast)


Torradas com peito de peru e cebolada caramelada, e brócolis ao vapor.
(Toats with turkey breast and caramelized onions, and steamed broccoli)

Ravioli, almondegas de peru ao "Molho do Tio Tom", e brócolis ao vapor.
(Ravioli, turkey meatballs with Uncle Tom's Sauce, and steamed broccoli)

Peito de frango grelhado, couve refogada, e maçãs.
(Grilled chicken breast, sauteed collard greens, and apples)

Torrada com cream cheese, e suco de limão com couve - para o lanche da tarde.
(Toast with cream cheese, and lime with collard greens juice - for snack)

Suco de laranja com beterraba.
(Orange with beet juice)

Espero que ajude atuais e futuras Au Pairs a terem ideias diferenciadas para nossas refeições. Já que nosso tempo é tão precioso e a correria é bruta, nada melhor do que encontrar formas simples de cuidar da gente, focando sempre na nossa saúde.

Bom apetite! :)

8 comentários:

  1. Line, amei seu post! Engordar nos EUA sempre é uma preocupação e vc mostrou que dá sim pra fazer pratos saudáveis. Aliás, virou "chef", pq os pratos estão com uma cara de tão gostosos!! :D

    Beijos,
    Fernanda - Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procuro sempre arrumar o prato de forma a deixar mais bonito, afinal dizem que comemos primeiro com os olhos! hehe
      Mas sempre fui assim. Meus amigos de trabalho, quando almoçávamos em restaurante do tipo "self service", faziam piada com a minha paciência pra ir pegando a comida e organizando o prato! haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Super saudável! Chegou a dar água na boca! Bjos Bia!

    ResponderExcluir
  3. Aline, parabens, essa beterraba ta tão linda, deu ate vontade rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui só encontro beterraba orgânica, mas não sei por quê. :P

      Excluir
  4. Oi Aline, parabens! Essa beterraba está tão linda, deu até vontade! Mega saudavel! Eu achei legal vc falar sobre isso...de como é o almoço, pq u perguntava para as missionarias americanas que vinham em casa e elas sempre falavam que não era todo dia a mesma coisa...e elas eram magras....com certeza faziam estas opções de pratos tb...bjos

    ResponderExcluir
  5. haahaha...me mata de orgulho essa menina, além de tudo, é uma chef de cozinha! Preciso aprender umas receitinhas com você, porque a coisa aqui em casa tá feiaa... haahaha!! Beijo

    ResponderExcluir